A (RE)VESTE
A (re)veste é uma marca que nasce de um projeto de intervenção comunitária promovido pelo Centro Social de Soutelo e que tem como principal objectivo a inclusão social de jovens e adultos portadores de deficiência e/ou doença mental.
A marca faz uso da transformação de roupa como principal metodologia, sendo esta um veículo para a transformação pessoal, social e comunitária. Nesta perspectiva, a sustentabilidade ambiental e a economia circular são também parte integrante da filosofia do projeto.
Na génese do projeto está também o uso de roupas em excedente de lojas sociais, sendo o objectivo transformá-las e devolve-las à comunidade, retirando-lhe o estigma de uma peça usada.
(RE)VESTE
(re)veste is a brand that was born from a community intervention project promoted by the Soutelo Social Centre and whose main objective is the social inclusion of young people and adults with disabilities and/or mental illness.
The brand makes use of the transformation of clothes as its main methodology, this being a vehicle for personal, social and community transformation. From this perspective, environmental sustainability and circular economy are also an integral part of the project's philosophy.
In the genesis of the project is also the use of surplus clothes from social shops, the aim being to transform them and give them back to the community, removing the stigma of a used piece.
AS OFICINAS
A dinamização das oficinas, uma parte central do projeto, propõe-se a complementar a formação e capacitação que os jovens já têm, ou que existe disponível na comunidade, com uma dimensão mais pessoal, de forma a promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que consideramos fundamentais para uma vida activa e para a integração em formação ou em emprego dos participantes.
— Oficina#Projeto – Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e co-construção do projeto de vida com cada participante.
— Oficina de Customização de Roupa — Transformação de peças em segunda mão ou com defeito, utilizando diferentes técnicas artísticas e facilitando o contacto com a moda.
— Oficina de Literacia Financeira — Desenvolvimento de conhecimentos básicos que permitam responder de forma correta a situações do quotidiano que envolvem decisões financeiras.
— Oficina de Literacia Digital/Multimédia — Promoção de competências básicas que permitam a utilização da tecnologia digital em segurança.
— Oficina de Pais e Cuidadores — Desenvolvimento de um grupo de apoio, com o objectivo de trabalhar questões relacionadas com a parentalidade e com a promoção da autonomia dos jovens.
— Workshops de Customização para jovens em formação ou ensino secundário/comunidade e de trabalho colaborativo entre estudantes em formação/ensino e o público-alvo — Sensibilização da comunidade para a inclusão social, escolar e profissional de pessoas com deficiência. Promoção de um espaço de interacção e de verdadeira inclusão entre diferentes públicos.
THE WORKSHOPS
The organisation of the workshops are a central part of the project. These workshops aim to complement the training and skills that the young people already have, or that are available in the community, with a more personal dimension, in order to promote the development of personal and social skills. These skills are fundamental for an active life and for the integration in training or employment of the participants.
— Workshop#Project — Development of Personal and Social Skills and co-construction of a life project with each participant.
— Clothes Customisation Workshop — Transformation of second-hand or defective clothes, using different artistic techniques and facilitating contact with fashion.
— Financial Literacy Workshop — Developing basic knowledge to enable people to respond correctly to everyday situations involving financial decisions.
— Digital/Multimedia Literacy Workshop — Promoting basic skills that allow the safe use of digital technology.
— Parents and Carers Workshop — Development of a support group, with the aim of working on issues related to parenthood and promoting the autonomy of young people.
— Customisation Workshops for young people in training or secondary education/community and collaborative work between students in training/education and the target audience — Raising community awareness for social, school and professional inclusion of people with disabilities. Promotion of a space for interaction and true inclusion among different publics.
META
Criação de uma cooperativa social de forma a tornar a (re)veste um projeto sustentável e que potencie a criação de alternativas ao emprego formal.
GOAL
The creation of a social cooperative in order to make (re)veste a sustainable project that enhances the creation of alternatives to formal employment.
INCLUSÃO SOCIAL
INTEGRAÇÃO DE JOVENS
EMPODERAMENTO
SUSTENTABILIDADE
ECONOMIA CIRCULAR
UPCYCLING
São todxs aquelxs que acreditam no projeto e na marca (re)veste e que gostariam de o ver crescer contribuindo com a doação de peças em desuso por parte de privados ou fábricas que tenham excedente, apoio em eventos ou com a dinamização de oficinas.
THE FRIENDS OF (RE)VESTE
They are all those who believe in the project and the brand and would like to see it grow by contributing with the donation of unused pieces, whether by private individuals or factories with surplus, by supporting our events or by organising workshops.
PROJETO/PROJECT INFO
FINANCIAMENTO/FUNDING
EEA Grants — Iceland, Liechtenstein and Norway Active Citizens Fund
GESTORES DE PROGRAMA/FUND OPERATORS
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Bissaya Barreto
PROMOTORES/PROMOTERS
Centro Social do Soutelo
Relata Talentos
ATNP
A (RE)VESTE
A (re)veste é uma marca que nasce de um projeto de intervenção comunitária promovido pelo Centro Social de Soutelo e que tem como principal objectivo a inclusão social de jovens e adultos portadores de deficiência e/ou doença mental.
A marca faz uso da transformação de roupa como principal metodologia, sendo esta um veículo para a transformação pessoal, social e comunitária. Nesta perspectiva, a sustentabilidade ambiental e a economia circular são também parte integrante da filosofia do projeto.
Na génese do projeto está também o uso de roupas em excedente de lojas sociais, sendo o objectivo transformá-las e devolve-las à comunidade, retirando-lhe o estigma de uma peça usada.
(RE)VESTE
(re)veste is a brand that was born from a community intervention project promoted by the Soutelo Social Centre and whose main objective is the social inclusion of young people and adults with disabilities and/or mental illness.
The brand makes use of the transformation of clothes as its main methodology, this being a vehicle for personal, social and community transformation. From this perspective, environmental sustainability and circular economy are also an integral part of the project's philosophy.
In the genesis of the project is also the use of surplus clothes from social shops, the aim being to transform them and give them back to the community, removing the stigma of a used piece.
AS OFICINAS
A dinamização das oficinas, uma parte central do projeto, propõe-se a complementar a formação e capacitação que os jovens já têm, ou que existe disponível na comunidade, com uma dimensão mais pessoal, de forma a promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que consideramos fundamentais para uma vida activa e para a integração em formação ou em emprego dos participantes.
— Oficina#Projeto – Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e co-construção do projeto de vida com cada participante.
— Oficina de Customização de Roupa — Transformação de peças em segunda mão ou com defeito, utilizando diferentes técnicas artísticas e facilitando o contacto com a moda.
— Oficina de Literacia Financeira — Desenvolvimento de conhecimentos básicos que permitam responder de forma correta a situações do quotidiano que envolvem decisões financeiras.
— Oficina de Literacia Digital/Multimédia — Promoção de competências básicas que permitam a utilização da tecnologia digital em segurança.
— Oficina de Pais e Cuidadores — Desenvolvimento de um grupo de apoio, com o objectivo de trabalhar questões relacionadas com a parentalidade e com a promoção da autonomia dos jovens.
— Workshops de Customização para jovens em formação ou ensino secundário/comunidade e de trabalho colaborativo entre estudantes em formação/ensino e o público-alvo — Sensibilização da comunidade para a inclusão social, escolar e profissional de pessoas com deficiência. Promoção de um espaço de interacção e de verdadeira inclusão entre diferentes públicos.
THE WORKSHOPS
The organisation of the workshops are a central part of the project. These workshops aim to complement the training and skills that the young people already have, or that are available in the community, with a more personal dimension, in order to promote the development of personal and social skills. These skills are fundamental for an active life and for the integration in training or employment of the participants.
— Workshop#Project — Development of Personal and Social Skills and co-construction of a life project with each participant.
— Clothes Customisation Workshop — Transformation of second-hand or defective clothes, using different artistic techniques and facilitating contact with fashion.
— Financial Literacy Workshop — Developing basic knowledge to enable people to respond correctly to everyday situations involving financial decisions.
— Digital/Multimedia Literacy Workshop — Promoting basic skills that allow the safe use of digital technology.
— Parents and Carers Workshop — Development of a support group, with the aim of working on issues related to parenthood and promoting the autonomy of young people.
— Customisation Workshops for young people in training or secondary education/community and collaborative work between students in training/education and the target audience — Raising community awareness for social, school and professional inclusion of people with disabilities. Promotion of a space for interaction and true inclusion among different publics.
META
Criação de uma cooperativa social de forma a tornar a (re)veste um projeto sustentável e que potencie a criação de alternativas ao emprego formal.
GOAL
The creation of a social cooperative in order to make (re)veste a sustainable project that enhances the creation of alternatives to formal employment.
INCLUSÃO SOCIAL
INTEGRAÇÃO DE JOVENS
EMPODERAMENTO
SUSTENTABILIDADE
ECONOMIA CIRCULAR
UPCYCLING
OS AMIGOS DA (RE)VESTE
São todxs aquelxs que acreditam no projeto e na marca (re)veste e que gostariam de o ver crescer contribuindo com a doação de peças em desuso por parte de privados ou fábricas que tenham excedente, apoio em eventos ou com a dinamização de oficinas.
THE FRIENDS OF (RE)VESTE
They are all those who believe in the project and the brand and would like to see it grow by contributing with the donation of unused pieces, whether by private individuals or factories with surplus, by supporting our events or by organising workshops.
PROJETO/PROJECT INFO
FINANCIAMENTO/FUNDING
EEA Grants — Iceland, Liechtenstein and Norway Active Citizens Fund
GESTORES DE PROGRAMA/FUND OPERATORS
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Bissaya Barreto
PROMOTORES/PROMOTERS
Centro Social do Soutelo
Relata Talentos
ATNP